terça-feira, 24 de março de 2009

Sumário da Aula

Nesta aula, preenchemos um questionário de auto-avaliação, de maneira a fazermos uma avaliação crítica sobre o desenvolvimento do nosso trabalho do projecto ao longo do 2º período, o trabalho de cada um dos elementos do grupo e indicando os tópicos que ainda faltavam resolver.

Sónia Fernandes

quarta-feira, 18 de março de 2009

Sumario do dia 17 de Março

Nesta aula a Marta estabeleceu contacto com o professor Taborda para combinar uma reuniao na qual vamos discutir alguns pontos sobre a realizaçao dos testes cutaneos e realizou a relatorio a apresentar nessa mesma reuniao. A Monica fez uma pesquisa sobre parasitas para os topicos que lhe correspondem. A Sonia e a Vanda procederam à recolha das fotos tiradas numa aula anterior, no entanto foi uma tarefa que levou a aula toda devido à má qualidade dos computadores.


Vanda Pires

quinta-feira, 12 de março de 2009

Sumário da aula de 12 de Março

Nesta aula, e uma vez concluída a experiência acerca da acção antibiótica sobre bactérias, as alunas dedicaram-se à continuação das pesquisas acerca dos tópicos a abordar e à execução da segunda actividade prática. Deste modo, a Marta esteve a elaborar uma pasta onde reuniu uma planificação das informações e dos documentos que será necessário enviar ao Ministério, para obter autorização para realizar o Estudo da Prevalência de Sensibilizações Polínicas numa População de Adolescentes. A Sónia pesquisou acerca da SIDA, um dos desequilíbrios do Sistema Imunitário mais importante e mais discutido na actualidade. A Vanda encontrou informações interessantes no âmbito do tópico pelo qual é responsável, o da análise social do Sistema Imunitário, tomando conhecimento de que as relações de afecto reforçam as defesas imunitárias. A Mónica pesquisou acerca dos antibióticos, debruçando-se sobre os seus processos de produção, aplicações e modo de actuação.

Marta Mariano

terça-feira, 10 de março de 2009

Sumário da Aula

Nesta aula prosseguimos com tarefas deveras importantes para a concretização dos nosso trabalho de projecto. Assim sendo, a Sónia e a Vanda concluiram a quantificação e qualificação da flora que rodeia o nosso recinto escolar, tendo sido elaborado uma tabela está presente a quantidade de cada espécie de árvore e o respectivo local onde se encontram. A Mónica e a Marta ligaram para o professor Taborda Barata, de modo a sabermos se ele conseguiu inscrever-se no site do Ministério, para termos autorização para executarmos os testes cutâneos na escola.
O nosso trabalho leva um bom desenvolvimento e todos os elementos estão empenhados.

Sónia Fernandes

quinta-feira, 5 de março de 2009

Quantificação e Qualificação da flora que rodeia o recinto escolar

Apresentamos agora uma tabela representativa da flora que rodeia o recinto escolar, onde se encontram os alunos que serão submetidos aos testes cutâneos (“prick tests”), de modo a percebermos a incidência que esta tem nos problemas alérgicos que os alunos da nossa escola podem possuir.


Espécie da Árvore Quantidade Local

Cedrus Atlantica:
4 Entrada de Baixo
2 Campos Melo
1 Jardim Exterior
1 Campo de Baixo
1 Entrada de Baixo
TOTAL 9

Prumuslauraceae:
6 Jardim Exterior
4 Campo de Baixo
3 Estacionamento
3 Pátio de Cima
3 Arredores da Estufa
2 Campo de Baixo
2 Arredores dos Pré Fabricados
1 Rampa de Entrada
TOTAL 24

Olaia:
2 Arredores dos Pré Fabricados
TOTAL 2

Prumuscerasitera:
1 Arredores dos Pré Fabricados
TOTAL 1

Macieira em Flor:
2 Campo de Baixo
1 Estacionamento
1 Rampa de Entrada
TOTAL 4

Pinacanta Espinheiro:
3 Estacionamento
3 Entrada de Baixo
2 Campos Melo
TOTAL 8

Pinheiro:
7 Jardim Exterior
2 Entrada de Baixo
2 Entrada de Cima
2 Rampa de Entrada
TOTAL 13

Pinuspinasterae Radiata:
1 Entrada de Baixo
TOTAL 1

Oliveiras:
2 Entrada de Cima
2 Campos Melo
1 Entrada de Baixo
TOTAL 5

Chamaecyparis Lamsoniana:
15 Jardim Exterior
9 Pátio de Cima
2 Estacionamento
2 Entrada de Baixo
2 Campos Melo
1 Rampa de Entrada
TOTAL 31

Choupos Brancos:
8 Entrada de Cima
6 Imediações da Entrada de Cima
4 Imediações da Entrada de Baixo
4 Estacionamento
2 Campo de Baixo
2 Campo de Cima
1 Campos Melo
TOTAL: 26

Ginkgo Biloba:
6 Arredores dos Pré Fabricados
TOTAL: 6

TOTAL 130

Sónia Fernandes e Vanda Pires

terça-feira, 3 de março de 2009

Sumario do dia 3 de Março

Durante esta aula, a Monica e a Marta realizaram a ultima contagem das colónias de bacterias enquanto que a Vanda e a Sónia terminaram a contagem da flora do recinto escolar e tiraram algumas fotografias.

Vanda Pires