domingo, 1 de fevereiro de 2009

Alergias - Um desequilíbrio do Sistema Imunitário


As alergias têm vindo a aparecer de forma cada vez mais violenta, principalmente em indivíduos mais jovens e que moram principalmente nas grandes cidades onde os índices de respirabilidade do ar se têm vindo a degradar de ano para ano. No nosso quotidiano ao analisarmos os noticiários durante a Primavera, ou até outras estações vemos as urgências hospitalares repletas de pessoas com um variadíssimo rol de alergias, desde crianças a adultos, com as quais podemos contactar e que manifestam por vezes alergias comuns como a rinite alérgica, asma, conjuntivites que até nós podemos já ter experimentado.

Mas afinal de contas o que é uma alergia?
Uma alergia não passa de uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo (alergénios), uma hipersensibilidade imunológica a um estímulo externo específico.

Esta hipersensibilidade pode ser de dois tipos:
- Hipersensibilidade imediata: é a forma de alergia mais frequente e manifesta-se imediatamente após o contacto com o alergénio.
- Hipersensibilidade tardia: é a forma de alergia que leva mais de 12 horas para se desenvolver e é devida a reacção imunitárias medidas por células. Pode citar-se como exemplo deste tipo de hipersensibilidade a alergia de contacto.

Quais são os principais alergénios/agentes alérgicos (substancias que provocam uma reacção do sistema imunitário, uma alergia)?
Os principais alergénios existem no meio ambiente como os ácaros, o pólen, os fungos, os pêlos de animal, o pó e determinados alimentos.

Existem três tipos de alergias:
• Respiratórias
• Alimentares
• Dermatológicas
Sendo as alergias respiratórias as mais comuns, incluindo a rinite alérgica, asma, febre dos fenos entre outros.

Qual a sintomatologia das reacções alérgicas?
Existem diversos sintomas que nos indicam que estamos perante uma reacção alérgica a alguma substância, estes podem ser:
-Espirros
-Nariz obstruído
-Coriza (secreção nasal aquosa e fluída)
-Prurido (comichão) nos olhos, garganta ou em qualquer outra parte do corpo
-Lacrimiejação ocular
-Erupções cutâneas
-Urticária


Associado a hipersensibilidade, existem quatro tipos de reacção alérgica, sendo eles:
Tipo I ou choque anafilático – O choque anafilático é uma reacção alérgica intensa que ocorre minutos após a exposição a uma substância causadora de alergia (aproximadamente um quarto de hora depois), o alergénio. Esta reacção é mediada por determinadas substâncias como a histamina, em células da mucosa respiratória, mucosa intestinal e epiderme, e em determinados leucócitos (mastócitos e basófilos). À medida que a reacção progride, algumas substâncias com alto poder inflamatório são sintetizadas. Quando ocorre um choque anafilático, na maioria dos casos o paciente fica lívido, com a pele fria, sente uma ansiedade extrema, podendo mesmo desmaiar. A pulsação, apesar de acelerada, rapidamente se torna imperceptível, as pupilas dilatam, a respiração torna-se ofegante e a tensão arterial baixa, o que provoca uma deficiente distribuição sanguínea por todos os órgãos. O mais grave ocorre quando o cérebro não recebe oxigénio em níveis normais, o que poderá implicar o seu colapso. Convém referir, que sem uma pronta intervenção médica, na maioria dos casos, o doente não sobrevive. Em alguns casos pode restringir-se unicamente a náuseas e indisposição, no entanto, nos casos graves o tratamento é mais complexo e requer injecções de epinefrina (adrenalina), hidrocortisona, anti-histamínicos e inalações de oxigénio.

Tipo II ou citotóxico – É uma reacção que ocorre, por exemplo, em algumas doenças auto-imunes como a tireoidite, onde a pessoa forma anticorpos contra elementos (órgãos e tecidos) de si próprio. São bons exemplos disso a rinite alérgica, certos tipos de Asma Brônquica aguda, ou reacções alérgicas de tipo imediato a drogas.

Tipo III ou imunocomplexos – É uma reacção que se caracteriza pela formação de complexos antigénio/anticorpo (imunocomplexos), os quais se depositam em tecidos ou entram na circulação sanguínea. Os imunocomplexos atraem mediadores da inflamação, o que determina lesões localizadas em certos órgãos ou espalhadas por todo o corpo.

Tipo IV ou celular – É uma reacção mediada por linfócitos e seus produtos, as linfocinas, libertadas mediante o contacto com o antigénio, cujo exemplo típico é a reacção tuberculínica, encontrando-se este mecanismo também na rejeição de transplantes e nas chamadas dermatites de contacto. Esta representa a reacção alérgica mais tardia.


As alergias podem também ter origem genética, numerosos estudos concluiram que a potencialidade de os descendentes terem alergias é muito maior se os seus progenitores também manifestarem estes problemas.

Umas das curiosidades relacionada com este tema é que o stress potencia a reacção alérgica pois provoca uma maior emissão de adrenalina, o que diminui a irrigação sanguínea no sistema digestivo, reduzindo a capacidade de digestão dos diversos alimentos.

Sónia Fernandes

1 comentário: