quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Doença de Behçet

A Doença de Behçet é uma perturbação do sistema imunitário que se traduz no excesso de actividade do sistema imunitário que, normalmente protege o corpo contra infecções produzindo inflamações controladas, neste caso torna-se hiperactivo e passa a produzir inflamações imprevisíveis e exageradas.
As razões que levam ao aparecimento da Doença de Behçet ainda são desconhecidas mas considera-se importante que exista um “terreno” propício para que a doença se desenvolva, bem como a presença de “agressores” que a desencadeiem. Relativamente ao “terreno” sabe-se que as pessoas portadoras do HLA B51 (marcador presente nos glóbulos brancos) são mais sensíveis a desenvolver esta doença. Quanto aos “agressores” sabe-se que vários alimentos nomeadamente, chocolate, frutos secos ou citrinos podem desencadear aftas com muita facilidade e também factores de carácter hormonal e emocional.
Esta é uma doença que evolui por surtos em que cada fase com sintomas pode durar desde semanas a meses. As manifestações mais frequentes são as aftas da boca e das áreas genitais, mas também manifestações na pele como pseudofoliculite e eritema nodoso, ou lesões parecidas com as do acne. Outras estruturas também podem ser afectadas como manifestações oculares, nas articulações, vasos sanguíneos, tubo digestivo e até mesmo no SNC.
A maioria das pessoas portadoras da doença faz uma vida normal aprendendo a conviver com os períodos críticos pois o sistema imunitário também “envelhece”, pelo que, com o passar dos anos vai fazer com que esta doença vá perdendo a sua intensidade. Raramente, quando compromete o SNC ou determinados vasos em localizações críticas, é que pode tornar-se uma doença mortal. No entanto, se não tratada adequadamente, pode levar à cegueira ou criar lesões irreversíveis.
Embora actualmente incurável, a doença tem tratamento. Para isso, utilizam-se medicamentos de natureza variada tais como anti-inflamatórios, analgésicos e anticoagulantes.
A Doença de Behçet exige a colaboração de uma equipa multidisciplinar, devendo haver uma estreita ligação entre o médico de medicina geral e familiar e os especialistas neste tipo de doença, geralmente médicos de medicina interna ou reumatologistas. No entanto, é frequente haver necessidade da intervenção de outras especialidades, assim como a de outros técnicos tais como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros.

• http://www.spmi.pt/docs/nedai/doencabehcet_v2.pdf


Vanda Pires

1 comentário:

  1. boa noite meu nome é naildes eu sou portadora da doença de behçet diagnoticado ha 2anos pela santa casa da misericordia do R.J porem moro em buzios e nao tenho condiçoes finaceiras de viajar pro rio sempre q estou em crise pois é sempre as aftas nao me anbandonam por menos de duas semanas as lesoes no corpo estao sempre presente .o tratamento com colchicina e predinizona só deram alivio interno ,pois des de q comecei o tratamento nao tive mais derrames pleural nem emorragia intestinal.as minhas vistas nao melhorou mas tambem nao piorou.ja faz 2 semanas q nao cinto dores nas articulaçao,porem ha 2 dias venho sentindo uma dor de cabeça q nao é forte mais incomoda.nao sei c tem alguma coisa aver com a doença.tenho quarenta e um anos ja retirei as trompas e ha mais de seis meses nao tenho mestruaçao.fiz uma ultra sonografia q nao acusou nadatambem nao sei tem tem algo a ver com a doença.os medicos da qui ate querem ajudar mas pouco sabe sobre a doença eu preciso q alguem se interece no meu caso por favor . o meu email é marianaildes@hotmail.com

    ResponderEliminar